top of page

Slow Medicine

O Movimento Slow Medicine propõe um novo olhar sobre a prática médica, a partir de preceitos e príncípios, particularmente embasado na ideia de Menos é Mais. Mas afinal: o que significa isso? 

Em 1986, por ocasião da inauguração de um restaurante de fast food em Roma, na Piazza di Spagna, em Roma, houve uma manifestação liderada por Carlo Petrini, jornalista e ativista italiano. Fruto desta manifestação foi o surgimento do Movimento Slow Food, que em seu manifesto propõe um alimento Bom, Limpo e Justo.

Em 2002, o cardiologista italiano Alberto Dolara publicou um artigo chamado "Um convite à uma Slow Medicine", sugerindo que os princípios do Movimento Slow Food poderiam ser aplicados à Medicina. Foi então que se criou a expressão Slow Medicine. Em 2011 foi fundada a Associação Italiana de Slow Medicine, quando então foi criado o Manifesto da Slow Medicine, que propunha uma Medicina Sóbria, Respeitosa e Justa. Em 2014, uma iniciativa surgiu na Holanda, que gerou os Dez Princípios da Slow Medicine.

No ano de 2016, precisamente no dia 12 de abril, lançamos o site do Movimento Slow Medicine Brasil, cujo objetivo era divulgar e disseminar os conceitos da Slow Medicine em português. Hoje, juntamente com o movimento italiano, representamos os principais disseminadores da filosofia e dos princípios da Slow Medicine no Brasil e no mundo. Com forte presença nas redes sociais e um website dinâmico e permanentemente atualizado, trata-se de um movimento vibrante e disruptivo, com um grupo de colaboradores assíduos que propõe constantes reflexões sobre a prática médica e seus determinantes. Como criador e editor do site do Movimento Slow Medicine Brasil, desde 2015 venho colaborando na concepção e  desenvolvimento desta tão necessária iniciativa, que não só propõe a reflexão sobre o fazer médico, mas também propondo novos paradigmas e soluções que tenham por objetivo melhorar a atenção à saúde, tanto no que tange aos profissionais , como aos pacientes e cidadãos.

Green Juices
Plantas na janela

O Manifesto da Slow Medicine foi criado pela Associação Italiana de Slow Medicine, hoje Slow Medicine ETS, em 2011.

Está publicado em 6 línguas e propõe uma Medicina Sóbria, Respeitosa e Justa.

​

MSM.webp

Princípios da Slow Medicine

1. Tempo:

Tempo para ouvir, para entender, para refletir. Tempo para consultar e tomar decisões. A tomada de decisões melhora quando os médicos dedicam seu tempo e sua atenção ao paciente.

2. Individualização:

Cuidado particularizado, justo, apropriado. A individualidade em lugar da generalidade. O paciente deve ser o foco da atenção e seu ponto de vista e seus valores são fundamentais.

3. Autonomia e Auto-Cuidado:

Decisões compartilhadas. A chave da questão são os valores, expectativas e preferências do paciente. Nela estão envolvidos o ambiente de cuidados do paciente, sua família, vizinhos, amigos e outras fontes de suporte ou apoio.

4. Conceito positivo de saúde:

Neste conceito de saúde, que transcende o antigo conceito de saúde da OMS (“um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afeções e enfermidades”) o foco é no auto cuidado e resiliência(*), com ênfase na saúde e não na doença, abordando os cuidados de saúde e a prevenção de doenças e a manutenção da qualidade e da acessibilidade dos cuidados .

5. Prevenção:

Alimentação saudável é a prescrição básica para uma vida saudável. Atividade física regular, pensamento positivo e flexibilidade mental são essenciais para manter nossos cérebros saudáveis.

6. Qualidade de vida:

Fazer mais nem sempre significa fazer melhor. Mais que quantidade deve-se investir na qualidade, na aceitação do inevitável. Deve-se sempre considerar a arte médica de não intervir – a sabedoria da observação clínica .

7. Medicina Integrativa:

O melhor de 2 mundos: medicina tradicional sempre que indicada . Medicina complementar se possível , preferencialmente baseada em evidências. Segurança em primeiro lugar, eficácia quando possível. Sem metáforas da luta ou guerra contra a doença. As palavras de ordem são recuperação, equilíbrio, harmonia.

8. Segurança em primeiro lugar:

Lembre-se do juramento de Hipócrates : Primum non nocere et in dubio abstine. Em primeiro lugar não causar o mal. Em dúvida, abstenha-se de intervir.

9. Paixão e compaixão
:

Resgatar a paixão pelo cuidar e o sentimento da compaixão na atenção médica. Buscar incansavelmente a humanização dos cuidados à saúde .

10. Uso parcimonioso da tecnologia:

A tecnologia deve servir ao homem. As novas tecnologias devem cumprir seus objetivos de auxiliar a pessoa no autocuidado e auxiliar o médico a tomar as melhores decisões para seu paciente, que busquem primordialmente melhorar sua qualidade de vida.

 

_____________________

 

Os 10 princípios: tradução livre do texto do Grupo Slow Medicine Holanda.

Outras informações você pode obter aqui

 55 . 3217.3790

​

Clínica Specialitá Camobi

  • Whatsapp

WhatsApp

​

​

Clínica Specialitá Camobi

Experiência de Trabalho:

Atendimento em consultório, hospitais de alta complexidade, em domicílio e ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos).

No momento atuo em Santa Maria, RS, em consultório privado  - Na Clínica Specialitá, em Camobi, Santa Maria, RS.. Trabalhamos com  assistência domiciliar.,

atendimento em Telessaúde, para orientações, segunda opinião e seguimento de pacientes em acompanhamento clínico ambulatorial.

bottom of page