
Informações sobre Medicina, Saúde, Geriatria,
Envelhecimento e Longevidade

Slow Geriatrics
Slow Geriatrics é uma expressão que criamos no decorrer de nossas atividades no Movimento Slow Medicine Brasil. Inicialmente propomos à Dra. Ana Lucia Coradazzi, oncologista, que falasse sobre uma Oncologia sem Pressa - porque não uma Slow Oncology ? A partir de então vários termos foram criados: Slow Back Pain, Slow Psychology, Slow Psychiatry., Slow Recovery...
Slow Geriatrics está no cerne da Medicina sem Pressa. O Dr. Dennis McCullough, escritor da obra seminal My Mother Your Mother e principal porta-voz da Slow Medicine nos Estados Unidos da América, era médico de família e geriatra. A maior parte de seus conceitos e de sua compreensão de um novo paradigma de cuidados - que ele chamava Slow Medicine - era voltado para a atenção aos idosos em seus últimos anos de vida. "Não era um plano para morrer. Era um plano para viver melhor este último capítulo da vida".
A expressão Slow Geriatrics, a Geriatria sem Pressa, não é mais do que uma homenagem àquele que, candidamente, pacienciosamente, persistentemente, divulgou e disseminou uma abordagem clínica mais gentil e humana para os mais velhos, tendo no horizonte a clara perspectiva de que Menos é Mais. Este foi Dennis McCullough. A ele devo meu primeiro contato com a expressão Slow Medicine - e meu privilégio foi ouví-la de sua própria voz.
Tenho divulgado a expressão em minhas redes sociais. Mas o mais relevante é a prática de uma geriatria sem pressa, o que procuro fazer em meus atendimentos. É um aprendizado para toda a vida. Espero que ainda possa trabalhar por longos anos. A Medicina está encravada em minha vida de uma maneira irreversível e íntima. Ela foi meu horizonte profissional e pessoal ao longo dos anos. Uma profissão que transcende trabalho, finanças ou vaidades. Cuidar da vida deu sentido à minha própria vida. Definitivamente, o paciente é o centro da atenção médica. E com este objetivo na mente é que prossigo. Enquanto eu puder.
​
​

