top of page

A Medicina Baseada em EvidĂȘncias

"O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria se aprende Ă© com a vida e com os humildes"


Cora Coralina


Movimento que modificou as bases cientĂ­ficas da Medicina. Iniciou  por volta dos anos 1970, tendo por decano o mĂ©dico inglĂȘs Archibald Cochrane, cuja vida pessoal e profissional foi muito rica em questĂ”es que transcendem de longe a medicina e a ciĂȘncia mĂ©dica. Cochrane, cujas reflexĂ”es estĂŁo nos alicerces da MBE, observou que, diferente de outras ciĂȘncias (como a aeronĂĄutica), a Medicina tinha bases cientĂ­ficas muito frĂĄgeis, baseadas em relatos clĂ­nicos e na opiniĂŁo de grandes especialistas. A Biblioteca Cochrane Ă© homenagem a seu pioneiro.

PrimĂłrdios da MBE

Inicia-se um movimento que se amplia de forma vertiginosa, com grande  produção de trabalhos cientĂ­ficos baseados em metodologia rigorosa. JĂĄ em 1996, David Sackett escreve um artigo seminal no British Medical Journal, afirmando que a PrĂĄtica Baseada em EvidĂȘncias deveria levar em conta a experiĂȘncia pessoal do mĂ©dico e os valores do paciente,alĂ©m do resultado das pesquisas.. Talvez o comentĂĄrio nĂŁo tenha sido devidamente valorizado, no que tange ao peso de suas afirmaçÔes.. Sabe-se que o capitalismo Ă© muito sagaz na captação de novas iniciativas, absorvendo-as e as reinterpretando, para em seguida vendĂȘ-las com nova roupagem.

MBE : mais um produto Ă  venda?

A MBE foi entĂŁo absorvida pelos grandes laboratĂłrios, que passaram a utilizĂĄ-la para vender seus produtos, nem sempre obedecendo Ă  critĂ©rios Ă©ticos. De lĂĄ para nossos dias o movimento cresceu de vento em popa. O surgimento das grandes metanĂĄlises tornou a MBE a voz predominante na ciĂȘncia mĂ©dica. Na Ășltima dĂ©cada, Trisha Greenhaldt, tambĂ©m pioneira da MBE, percebeu que os rumos do movimento estavam trilhando caminhos questionĂĄveis. A rigidez das fontes e da metodologia cientĂ­fica asfixiavam a capilarização de outros olhares e saberes caros Ă  prĂĄtica da medicina - que passavam a ser vistos com desconfiança e mesmo desprezo, por supostamente nĂŁo se basearem nos cĂąnones cientĂ­ficos predominantes - e conservadores, nĂŁo no sentido sentido ponderado, mas polĂ­tico. A MBE, jĂĄ um produto Ă  disposição da BigPharma, reinava cada vez mais solitĂĄria. Greenhalgh apontou esta questĂŁo, propondo que as janelas se abrissem, para que luz e ar puro voltassem a banhar a MBE.

A sabedoria de William Osler

Willian Osler, mĂ©dico americano do sĂ©culo XX, Ă© considerado o pai da ClĂ­nica MĂ©dica. A sua visĂŁo da Medicina colocava ciĂȘncia e prĂĄtica, "ao pĂ© do leito", como essenciais Ă  formação do mĂ©dico e a construção de sua sabedoria - "nossos pacientes sĂŁo nossos maiores mestres". Luiz Venere Decourt, Professor EmĂ©rito de Cardiologia da FMUSP, afirmava que a boa medicina se nutre nas humanidades mĂ©dicas. Embora jĂĄ tivesse ouvido falar, tomei contato com uma expressĂŁo que atualiza a chamada arte da medicina :o anglicismo "soft skills". CĂĄ entre nĂłs, parece uma mercadoria. "Eu gostaria de 3 porçÔes de soft skills". "SĂł vendemos no atacado". "5 kilos entĂŁo". "PerdĂŁo, sĂł temos SS lĂ­quidas". "Vou querer 3 litros entĂŁo. Qual Ă© a marca?".

Os vendilhÔes do templo

VocĂȘ encontra MBE Ă  venda nas redes sociais. Cursos e gurus de vĂĄrias espĂ©cies estĂŁo disponĂ­veis. Apesar de nem todos serem mĂ©dicos, eles ensinam medicina. Se vocĂȘ for um seguidor fervoroso, tem desconto. A MBE merece um olhar mais atento, inclusivo, disruptivo, despido de conflitos de interesse. Um movimento menos deificado qual uma seita e principalmente afastado de um mercantilismo doentio, fato que pode comprometer seu papel essencial de trazer parĂąmetros de racionalidsde Ă  prĂĄtica mĂ©dica. É uma ferramenta por demais valiosa para que caia na arraia miĂșda dos vendilhĂ”es do templo, instados a sacerdotes de um olhar que pode, ao fim e ao cabo, empobrecer e apertar o torniquete em torno da Medicina enquanto arte e ciĂȘncia, esta sim transformadora, cuidadosa e versĂĄtil, que coloca em seu centro seu objetivo final: o cuidado qualificado, afetuoso, compassivo e contingente ao paciente. O cuidado que restabelece a efetiva e real conexĂŁo que Ă© o fulcro da prĂĄtica mĂ©dica: uma relação clĂ­nica sĂłlida e de confiança.



Outras informações você pode obter aqui

 55 . 3217.3790

​

Clínica Specialitá Camobi

  • Whatsapp

WhatsApp

​

​

Clínica Specialitá Camobi

Experiência de Trabalho:

Atendimento em consultório, hospitais de alta complexidade, em domicílio e ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos).

No momento atuo em Santa Maria, RS, em consultório privado  - Na Clínica Specialitá, em Camobi, Santa Maria, RS.. Trabalhamos com  assistência domiciliar.,

atendimento em Telessaúde, para orientações, segunda opinião e seguimento de pacientes em acompanhamento clínico ambulatorial.

bottom of page