top of page

Demência ou Alzheimer?

Você já deve ter ouvido algo assim: ".....minha mãe não tem demência, ela tem Alzheimer" ou "minha mãe não tem Alzheimer, ela tem demência".... Muitas vezes esta afirmação é expressa por alguém que (aparentemente) sabe do que está falando. Este é o problema - na verdade são 2 problemas: o primeiro é dar opinião sobre algo que não conhecemos. O segundo é que a opinião está errada. Como assim? Vamos lá.

O que são as demências?

As demências (podemos falar também de síndromes demenciais) são um grupo de doenças que comprometem as capacidades cognitivas - como a memória, o julgamento, o pensamento abstrato, o comportamento - de maneira a trazer dificuldades para as pessoas no que tange ao manejo das tarefas do cotidiano. Grosso modo, a pessoa não consegue mais ter um desempenho cognitivo satisfatório. Isso é manifesto por uma perda, para um patamar inferior, de sua capacidade prévia, fato que acaba interferindo em seu dia-a-dia.

E quais são as causas?

As demências podem ter múltiplas causas, entre elas a Doença de Alzheimer - por sinal a mais frequente. Os insultos vasculares ao cérebro podem estar na base das demências vasculares, bem como das demências mistas, em que a doença cerebrovascular se assenta sobre um substrato anatomopatológico degenerativo - por exemplo Alzheimer. Outras demências degenerativas são a demência por Corpúsculos de Lewy , DFTs (demências Fronto-Temporais, como a Doença de Pick), etiologias infecciosas como a Sífilis, HIV e alguns vírus lentos (doença de Creutzfeld-Jacobs) , origens tóxicas como a demência associada ao abuso de álcool. Pode-se afirmar que as demências configuram quadros irreversíveis, embora algumas situações clínicas possam mimetizar as demências e sua correção melhorar de maneira, às vezes surpreendente, a cognição, como a correção do déficit de Vitamina B12 e dos transtornos da glândulas tireoide.

Eu queria saber do diagnóstico...

Como visto, a demência tem várias causas. É importante tentar uma precisão diagnóstica maior, pois a abordagem terapêutica de cada uma é diversa, tanto do ponto de vista farmacológico como em relação à orientação da família, tanto em termos de perspectivas futuras quanto ao cuidado possível nos diferentes momentos da evolução da doença. Para isso a investigação inicial das demências costuma exigir alguns exames laboratoriais e de imagem, além de uma avaliação específica da cognição.

Uma visão holística das demências

Um adendo. As demências são muito mais que doenças de diagnóstico e tratamento. As demências apontam para o cuidado: um cuidado longitudinal, ponderado, de complexidade crescente, onde a orientação de familiares e cuidadores deve fazer parte desta "estratégia do cuidado", contemplando educação em saúde, manejo de intercorrências e cuidados paliativos. A variabilidade é a tônica nas demências - desde casos de manejo relativamente tranquilo até aqueles que parece que nada dá certo. Um tipo de doença, as demências rapidamente progressivas, tem um curso dramático. Tive de enfrentar esta situação algumas poucas vezes em minha prática. Não dá para sair ileso.



Comentarios


Outras informações você pode obter aqui

 55 . 3217.3790

Clínica Specialitá Camobi

  • Whatsapp

WhatsApp

Clínica Specialitá Camobi

Experiência de Trabalho:

Atendimento em consultório, hospitais de alta complexidade, em domicílio e ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos).

No momento atuo em Santa Maria, RS, em consultório privado  - Na Clínica Specialitá, em Camobi, Santa Maria, RS.. Trabalhamos com  assistência domiciliar.,

atendimento em Telessaúde, para orientações, segunda opinião e seguimento de pacientes em acompanhamento clínico ambulatorial.

bottom of page