top of page

"The Worried Well"

A tradução aproximada seria "o saudável preocupado". É diferente da hipocondria, quando a pessoa está permanentemente apreensiva, acredita estar muito doente, que frequentemente descrê dos médicos por não encontrarem sua doença. Vai em inúmeros especialistas, faz centenas de exames, sempre em busca de um diagnóstico. Trata-se: toma vários remédios que não surtem efeito. Mas uma certeza tem: está doente, só não encontraram sua doença. Ainda.

O doente imaginário

Molière, o dramaturgo francês, escreveu "O doente imaginário", peça que relata as desventuras de um velho hipocondríaco - condição que o próprio autor sofria. Uma versão contemporânea da hipocondria é a "Cybercondria" , onde a pessoa busca obsessivamente as explicações para seus problemas de saúde na Internet.

Worried Well é uma expressão médica para aquela pessoa que preocupa-se excessivamente com sua saúde e que, depois de fazer muitos exames, recebe o diagnóstico: "você não tem nada". É aquela pessoa que vive fazendo dietas e submetendo-se a restrições alimentares, faz atividade física não por prazer, mas porque precisa manter-se saudável, passa longe de café, cigarro, álcool, é intolerante à lactose e costuma tomar inúmeros suplementos vitamínicos e produtos naturais que a mantenham saudável. Não só isso: faz inúmeros exames para prevenir todo e qualquer tipo de doença: é melhor prevenir do que remediar! Antes pecar pelo excesso!

Um mês para chamar de seu. Pode escolher a cor.

Os chamados meses coloridos são apoiados visceralmente... A prevenção é o segredo, precisamos de diagnósticos precoces! A verdade é que a medicina costuma singrar os mares da incerteza e o controle sobre tudo não passa de uma ilusão: a ilusão do controle. Bem, esta não afeta só os pacientes, mas também os médicos. O grande problema destas campanhas de conscientização (quem poderia ser contra isso?) é que elas instigam as pessoas a se prevenirem de uma doença que elas não tem, e que talvez nunca venham a ter. Existem poderosos interesses econômicos por trás delas, pois geram mais exames, mais procedimentos, preocupação e ansiedade. Pode se chamar isso de Medicina do Medo: ao invés de tranquilizar as pessoas e apontar caminhos que aliviem o sofrimento, as ameaçam das graves consequências que você pode sofrer se não seguir a cartilha que lhe é oferecida. Preste atenção: todo santo mês, atualmente, tem uma doença com que você precisa se preocupar. O Janeiro Branco era para ser o mês da paz, onde você não precisaria se preocupar com nada. Mas. Mas. Agora é o mês da Saúde Mental - vamos todos fazer terapia!

A Medicina do Medo elege suas vítimas

O Worried Well é uma vitima dessas campanhas. Está sempre preocupado em manter sua saúde. "A saúde é a vida no silêncio dos órgãos", escreveu René Leriche, cirurgião francês do século XIX. Que sentido teria essa frase nos dias de hoje? Artigo publicado no British Journal of General Practice fala de uma maneira equilibrada do "Saudável Preocupado" - na grande maioria das vezes são pessoas que sofrem, frequentemente por ansiedade, e deveriam ser vistas pelos médicos e pelos serviços de saúde como tais:pessoas com necessidades clínicas e psíquicas que precisam de uma avaliação cuidadosa, manejo terapêutico particularizado e o adequado suporte que fazem jus.



Comments


Outras informações você pode obter aqui

 55 . 3217.3790

Clínica Specialitá Camobi

  • Whatsapp

WhatsApp

Clínica Specialitá Camobi

Experiência de Trabalho:

Atendimento em consultório, hospitais de alta complexidade, em domicílio e ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos).

No momento atuo em Santa Maria, RS, em consultório privado  - Na Clínica Specialitá, em Camobi, Santa Maria, RS.. Trabalhamos com  assistência domiciliar.,

atendimento em Telessaúde, para orientações, segunda opinião e seguimento de pacientes em acompanhamento clínico ambulatorial.

bottom of page