top of page

Influenzae


"A confiança é ato de fé, e esta dispensa raciocínio."

Carlos Drummond de Andrade


Aparentemente a gripe é uma doença banal. Mas as aparências enganam. A relação da humanidade com o vírus da gripe – o vírus da influenzae – data de séculos. Uma primeira diferença é necessário sublinhar: o vírus que causa a gripe não é o mesmo que causa a maior parte das infecções comuns das vias aéreas superiores, como o resfriado comum. Existem vários vírus que causam estas moléstias, sendo o responsável pela maior parte dos casos o rinovírus. O adenovírus e o coronavírus também são a causa de uma parte destas infecções.

Os resfriados geralmente têm sintomas mais leves, como dor de garganta, coriza, cansaço, tosse, geralmente seca. A febre pode estar presente, mas geralmente é baixa. O tratamento é sintomático, com analgésicos comuns, repouso e hidratação adequada. Embora usados frequentemente, os corticóides e as associações de drogas – os antigripais, que geralmente consistem de um analgésico, um descongestionante e um antialérgico – não são medicamentos sem reações adversas e efeitos colaterais desprezíveis. O seu uso deve ser cauteloso. Os resfriados comuns são autolimitados, e os sintomas duram mais ou menos uma semana, embora a tosse possa ter um curso um pouco mais longo. O vírus sincicial respiratório (VSR) pode causar quadros semelhantes, mas eventualmente com gravidade maior, principalmente em crianças menores de 2 anos – é a causa da bronquiolite – e idosos, particularmente aqueles que sofrem de doenças pulmonares crônicas, sendo a pneumonia uma complicação frequente. Pessoas portadoras de doenças que afetam a imunidade também têm risco maior de complicações. Recentemente tornou-se disponível uma vacina contra o VSR, que possivelmente entrará para o calendário vacinal de crianças e idosos.

Sobre a imunização

Esta diferenciação entre “infecções respiratórias das vias aéreas superiores” e resfriados da gripe causada pelo vírus da influenzae tem alguma importância? Muita. É muito comum as pessoas que se vacinaram contra a gripe relatarem que pegaram uma gripe depois de serem vacinados. A probabilidade maior é que tenham sido contaminados por outro vírus, pois a época que eles são mais prevalentes é o outono e o inverno – precisamente a época em que a vacinação é oferecida à população. É necessário repetir tantas vezes quanto preciso: a vacina da gripe não causa gripe. Tem alguns efeitos adversos, como dor no local da aplicação e febre, raramente alta. Dores musculares, cefaleia podem ocorrer. Várias vacinas são produzidas, e uma delas tem a proteína do ovo. Reações alérgicas potencialmente graves podem ocorrer nas pessoas que são alérgicas a ovos. Outra reação grave é a Síndrome de Guillain-Barre, que afeta o sistema nervoso e leva à uma intensa fraqueza muscular e alteração da sensibilidade. A boa notícia é que não se conseguiu provar uma relação causal entre essa doença – muito rara – e a vacina contra a influenzae. As evidências científicas não chegaram a uma conclusão definitiva. A Iniciativa Cochrane, cujo nome é homenagem a Archibald Cochrane, que busca estabelecer evidências para a prática de uma Medicina que seja embasada na ciência – em boa ciência, ética, idônea e despida de conflitos de interesses, não obteve dados que corroborassem a afirmação que a vacina provocaria esta síndrome. Por outro lado, uma possibilidade é que a infecção pelo vírus da influenzae possa desencadear a reação autoimune que provoca a doença. 

Vacine-se!

A grande maioria das agências de saúde de todo o mundo, seja na Europa, no Japão, nos Estados Unidos ou no Reino Unido, são favoráveis à aplicação da vacina a partir dos 6 meses de idade, política também proposta pela Organização Mundial de Saúde. No Brasil, a campanha de vacinação contra a gripe começou em 1999, e as pessoas idosas sempre foram grupo prioritário. A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia apoia a iniciativa desde seu início. Nossa vacina é a trivalente, produzida no Instituto Butantan, em São Paulo. A página do Instituto Butantan sobre as vacinas é uma excelente fonte de informações equilibradas e honestas.

 Os mais velhos ainda lembram da Pandemia da Gripe Espanhola, que matou milhões de pessoas. A Gripe Asiática, na década de 1950, e a Gripe de Hong Kong, na década de 1960, tomaram dimensões de pandemia. A vacina protege contra complicações da gripe, entre elas a temida pneumonia. Embora existam medicamentos como o Oseltamivir, sua eficácia é objeto de controvérsia e seus efeitos colaterais frequentes. Vacine-se. Por você. Pela comunidade. É de graça, nos postos, pelo SUS.


Comentarios


Outras informações você pode obter aqui

 55 . 3217.3790

Clínica Specialitá Camobi

  • Whatsapp

WhatsApp

Clínica Specialitá Camobi

Experiência de Trabalho:

Atendimento em consultório, hospitais de alta complexidade, em domicílio e ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos).

No momento atuo em Santa Maria, RS, em consultório privado  - Na Clínica Specialitá, em Camobi, Santa Maria, RS.. Trabalhamos com  assistência domiciliar.,

atendimento em Telessaúde, para orientações, segunda opinião e seguimento de pacientes em acompanhamento clínico ambulatorial.

bottom of page